Pular para o conteúdo principal
“Os alunos dos nonos anos fizeram a leitura de diferentes contos de Clarice Lispector, buscando analisar o estilo de escrita e as temáticas presentes nas obras da autora. Eles fizeram, mais tarde, uma roda de conversa sobre suas leituras, na qual expuseram as partes que mais lhes chamaram atenção nos contos e analisaram, em conjunto, as principais características que encontraram em Clarice e que a diferencia de outros autores nacionais e internacionais. Posteriormente, os alunos foram convidados a escrever contos no estilo da autora, explorando a maneira inusitada com que ela tratava de assuntos do cotidiano, mostrando ao leitor um ponto de vista desnaturalizado das coisas da vida”.
Vinícius Hilário de Lima
Professor de Literatura
Colégio Sete de Setembro COC


“As imagens aqui apresentadas traduzem a apropriação visual desenvolvida pelos alunos do 9º ano após a leitura e a análise de textos da escritora modernista Clarice Lispector. As interpretações e sentimentos gerados pelos textos provocaram a produção visual dos alunos, gerando uma explosão de imagens que mostram as relações estabelecidas neste processo. Processo de ruptura com o inerte e apresentação de movimentos criadores. Ruptura que era tão peculiar à Clarice enquanto escritora da vida e da liberdade”.
Daniela Marco Antonio Alvisi
Arte-educadora
Colégio Sete de Setembro COC









Os Vizinhos

Reconheço uma face dentre as várias que procuram pelo emprego, era uma velha vizinha, tínhamos a mesma idade, costumávamos a brincar juntos.  Contudo, estava diferente, parecia mais bonita, feminina. Havíamos nos visto pela última vez há alguns anos, antes de me mudar para Belo Horizonte, naquela época usava roupas masculinas, com um cabelo curto, era facilmente confundida com um menino.  Lembro-me de quando a conheci, se mudou para a casa ao lado, era tímida, sempre se escondendo. Apenas depois de uns anos decido conversar com ela, pouco menos vergonhosa, rapidamente nos tornamos bons amigos, praticamente inseparáveis.  Um ano após nos tornarmos “irmãos” ela passa por uma fase difícil, perde os pais, ajudo-a com esse momento ruim e descubro que acabei despertando um sentimento a mais, naquele tempo era inocente, jamais pensei que me apaixonaria.  Entretanto os anos foram se passando e aquele aperto no coração ia ficando cada vez mais forte.  Um dia ela vêm chorando até mim, dizendo que sua mãe iria se casar novamente e que iria fugir de casa comigo, concordo com ela e fugimos de tardezinha para uma floresta ao lado da cidade e lá passamos a noite, olhando para as estrelas.  O Sol nascia e ouvimos barulhos de sirenes, sabíamos que uma hora nossos pais iriam achar-nos. Ela já estava sentindo-se melhor e voltou para casa feliz para conhecer o padrasto. Já eu, recebi uma notícia de meus pais, iríamos nos mudar para longe por conta do trabalho do meu pai.  Tive que me despedir da minha vizinha, foi o momento mais triste da minha vida, não achávamos que nos encontraríamos novamente. Todavia ali estava ela, com um vestido e cabelos longos. Não sabia o que fazer, decido aproximar-me, mas o medo e vergonha batem e passo reto, não acho que me reconheceu.
  
                                                                                                       Wallison Ribeiro Mendes - 9°ano A

Um Dia de Festa

         Uma pessoa marca uma festa em sua casa. Ela chama amigos, familiares e bastante gente. É um lugar de alegria, muita música, risadas, conversas. Todos parecem estar felizes.
         Mas tem uma pessoa no meio daquilo tudo que não está bem. Ela esconde sua tristeza e solidão com um sorriso falso e diz que está ótima.
         "O que eu estou fazendo aqui?" Ela pensa. "Por que todos estão tão felizes e eu estou sozinho?"
         Essa pessoa enfrenta um de seus maiores medos: se sentir sozinho mesmo no meio de uma multidão. Ela quer sair correndo e nunca mais ser vista.
         E um de seus maiores problemas é ter vergonha disso, e por isso não ter coragem de contar a ninguém.
         Assim, o sentimento continua aumentando, cada vez mais e mais, e apenas a solidão prevalece, até mesmo em um dia de festa.
         Mas se ela não desistir, se ela continuar tentando, algum dia vai encontrar sua companhia. Ela vai encontrar amigos verdadeiros que se importam com ela.
         E aí sim todos os seus dias serão uma festa.
                                                        André Luiz Melo dos Santos Franco - 9º ano B

Só sei que nada sei

Eu andava pelas ruas desertas. Sentia Frio, perdera meu casaco. Era um bairro escuro, afastado da cidade. Havia poucas pessoas naquela região, a maioria dormindo cobertos de papelões. Mesmo dormindo pareciam tristes, solitários.  O lar deles eram ruas mal asfaltadas, com buracos onde havia barro, poeira, sujeira. Nos trincos cresciam pequenas plantas, maltratadas e pisadas.
Não sabia que horas eram, mas não me importava. Queria me libertar da rotina, dos rótulos. Não sei como chegara ali, só continuava caminhando para lugar nenhum.
Em uma das esquinas, encontrei uma menina mais jovem que eu, não saberia dizer sua idade. Quando passei ela olhou nos meus olhos fiquei curiosa para saber o que estaria ela pensando. Então sentei ao seu lado.
Puxei assunto, perguntando como ela estava e ela respondeu: “com fome”. Mas não tinha nada para lhe oferecer. Então respondi que eu também, embora sabendo que ela passa por isso repetidas vezes. Perguntei onde ela dormia, então ela me mostrou a suja e esfarrapada manta, encostada em um portão enferrujado. Eu não sabia mais palavras para dizer àquela menina. Despedi-me e andei mais um quarteirão.
Entrei em uma rua sem saída. No limite havia mato, com insetos em volta e sacolas jogadas. Essa rua parecia esquecida pelo tempo. Não havia poste, não havia luz alguma. O que iluminava aquele lugar era a claridade da lua, que brilhava intensamente naquela noite.
Resolvi voltar para um lugar mais transitado. Passei por todas aquelas ruas novamente. Observando as casas simples e abandonadas, terrenos à venda esquecidos, animais aproveitando de qualquer lixo jogado. As mesmas pessoas dormindo, com alguma garrafa ao lado e algum animal do outro.
Agora meu corpo começava a doer. Vi uma barata, percebi como um inseto daquele não vive, mas sobrevive. E quando penso naquelas pessoas, invisíveis na sociedade, não são diferentes. Aquelas pessoa encontram um lugar escuro para dormir, vagam pelas ruas em busca de qualquer alimento, voltam para seus cantos escuros, se escondem.
Comecei a pensar há quanto tempo eles vivem assim. Quanto tempo leva para se acostumarem. Quanto tempo passou até eles perderem a esperança. Parece não haver nenhum jeito de sair dali. Enquanto eles procuram algum alimento, outros estão pensando em votar em um político que promete ser perfeito. Mesmo sabendo que mudando o prefeito, ou presidente, ou quem quer que seja, nada mudará para todos. Seja um político bom ou não, os esquecidos continuam com a mesma vida de sempre.
Enquanto a consciência das pessoas não muda, nada acontecerá na vida de ninguém.
Cheguei em casa, liguei a televisão. Falava-se sobre pessoas morrendo de fome.
Mudei de canal.
                                                                                 Maria Clara K. Junqueira 9º ano A

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Literatura 1º bimestre Trabalhar com Literatura é proporcionar uma ferramenta para ampliar conhecimento e visão crítica de mundo. Diante disso, facilitamos aos alunos do sétimo e oitavo anos um contato bem próximo com obras marcantes de grandes escritores da Literatura brasileira, entre eles Machado de Assis e Mário de Andrade. Os alunos puderam apreciar de perto contos, trechos e poemas destes grandes literários, o que permitiu interagir com uma literatura rica de informações e de linguagem elaborada. Este trabalho promoveu simultaneamente também, análises de textos, pesquisas e debates que ajudaram a fomentar nos alunos leitores o interesse pelas obras. Permitindo desta forma, que os mesmos vivenciassem situações pelas quais Jamais passaram e também tornando-os mais capazes de futuramente refletirem criticamente diante de fatos e da própria sociedade no qual estão inseridos.                                                                                                   
TURMA DA 2ª FASE OLIMPÍADA DE QUÍMICA JÚNIOR 2019 UNIFAL POÇOS DE CALDAS
INTERVALO COM POESIA E ARTE 9º ANO A PROFESSOR FÁBIO